… difícil é fazer todos os dias! Né não?
A gente sabe o que precisa fazer. Se alimentar direitinho, comer frutas, saladas, tomar bastante água; fazer exercícios regularmente, dormir uma boa noite de sono; dizer obrigada, por favor, com licença; estudar mais, trabalhar bastante, mas fazer pausas e alongamentos para recarregar; encontrar os amigos mais de 2x por ano, cultivar as relações, demonstrar amor; ler mais, meditar, ser espiritualizado, pedir perdão, agradecer… Essa lista é longa, e a gente sabe. E o que a gente não sabe é fácil de aprender, hoje em dia tem especialistas para tudo e muito conteúdo grátis disponível.
Então, por que a gente não faz?
Nas minhas reflexões e prática percebi que o mais difícil é fazer re.pe.ti.da.me.nte, manter a constância, o ritmo. Existem várias analogias sobre vencer assim e até aquela fábula da lebre e da tartaruga: mais importante do que velocidade é a constância. Aristóteles, gênio, resumiu lindamente o assunto com uma frase que eu descobri em 2012 e adoro desde então:
Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.
Só vou ser excelente em algo quando eu fizer isso tanto que vira um hábito. Eu sou excelente em escovar os dentes e tomar banho, faço isso diariamente há muitos anos. E o que mais eu tenho feito diariamente? No quê mais estou me tornando excelente?
E para tentar driblar essa dificuldade, eu tenho dois macetes. Um é estar sempre lembrando o sentido das coisas. Por que eu me propus a fazer isso mesmo? O que eu quero atingir fazendo isso? Ainda faz sentido esse objetivo? Porque sem um porquê, um motivo, a gente se desestimula, perde o tesão, desiste.
E o outro é estar mais atenta ao momento presente, viver mesmo no aqui e agora, um dia de cada vez. Quando a gente se distrai, vai vivendo meio anestesiado, no embalo, a gente também tende a esquecer do sentido das coisas. E aí essas coisas parecem mais difíceis do que são e também dá vontade de desistir. Espero que esses macetes também te ajudem a fazer o ‘certo’ (que é beeem relativo para cada um) com mais frequência e tu alcances a excelência em algo bem legal, pra ti e para o mundo ;-)