Decidi começar uma nova “categoria” de posts aqui no blog: #dicademestranda. Toda vez que eu achar, descobrir, aprender algo bacana que merece ser compartilhado, vou escrever aqui e usar essa hashtag. Pode ser útil para você que está no mestrado/doutorado, está pensando em entrar ou estuda outra coisa (ou ainda gosta de aprender coisas novas, como eu :).
Para começar, compartilho a dica das marcações quando tu vais ler algo. Sempre gostei de ler um livro e ir sublinhando frases; de uns tempos pra cá comecei a fazer sinais quando um trecho me chama muita atenção, faço uns símbolos de [ ] e { } quando é um pedaço grande e assim vou emoldurando as minhas partes preferidas do texto. De uma certa forma, parece que é o começo de uma conversa com o livro; se algum tempo depois o pego para ler de novo, consigo conversar comigo mesma, ver o que me chamou a atenção naquela época, do que mais gostei; se empresto o livro para alguém, gosto de pensar que essa pessoa vai poder conversar comigo, sobre o texto, através das minhas marcações. É um vício, hoje não consigo ler sem um lápis ou caneta.
No mundo dos textos acadêmicos, esse hábito me ajudou bastante. Das inúmeras leituras que precisam ser feitas de uma semana para outra, é praticamente impossível lembrar de tudo; e dificilmente eu leio os artigos uma vez só. Então uso bastante a função de marcar o texto, mesmo em pdf, para já guiar as próximas leituras no que é mais importante. Descobri que no Mac tem um app chamado Pré-Visualização que permite marcações de diferentes cores, além de sublinhar, colocar post its etc.
Outra dica muito legal que um professor nos deu foi padronizar cores para cada parte do texto. Por exemplo: destacar todos os conceitos do texto em amarelo; o que for metodologia em vermelho; os resultados em azul; as críticas em verde. Assim fica mais fácil ‘bater o olho’ no texto e já encontrar o que precisa, o que ajuda também na hora de escrever.
Espero que seja útil para você tanto quanto é para mim. Boas marcações!